Rompimento de gasoduto e forte inverno, elevam o preço do gás na Europa

Aqui no Brasil, a Petrobras junto a equipe econômica do governo promovem constantes reajustes todos os meses no preço do gás e de outros combustíveis. Na Europa o preço do gás subiu devido a outros motivos, sendo que os mercados relacionados com a cotação do gás tiveram alta, após o rompimento de um importante gasoduto no Mar do Norte, localizado na Áustria. Esse importante gasoduto é responsável pelo abastecimento de gás natural para a Rússia.

O preço do petróleo bruto e do gás natural comercializado na Europa, teve um aumento significativo após o rompimento do gasoduto, devido a uma forte explosão. A Itália que é responsável pelo fornecimento de mais de 30% de sua produção de gás para Áustria através do gasoduto rompido, declarou estado de emergência.

Essa forte explosão nas instalações de gás localizada em Baumgarten, próximo a fronteira entre Áustria e Eslováquia, provocou morte e ferimentos entre os trabalhadores e moradores do local.

De acordo com o analista da Wood Mackenzie, Massimo Di-Odoardo, a Europa de um modo geral possui um grande estoque de gás natural, que deverá ser utilizado para cobrir suas necessidades a curto e médio prazo, até que esta situação se resolva. “Mas se os fluxos não se retomarem em breve e o inverno continuar rigoroso, os preços permanecerão elevados durante o resto do inverno”.

Um outro problema no Sistema de Oleodutos Forties, localizado também no Mar do Norte, teve que desativar uma via de gás devido a um vazamento detectado no dia 6 de dezembro deste ano. Essa rede é importante e transporta 40% de toda a produção de petróleo e gás produzidos no Mar do Norte.

“O encerramento deste oleoduto resultará no fechamento de algumas plataformas que produzem petróleo e gás. Isso se estenderá por semanas e não por dias”, explica o chefe de serviços de gerenciamento de risco do sistema Forties, Ben Spry.

O gás natural futuro teve aumento de 17% nas bolsas de Londres, segundo dados do ICE Futures. O inverno na Europa atinge níveis severos, e a demanda de gás é extremamente importante nesta época do ano. Houve um aumento de 18% na demanda de gás fornecido ao Reino Unido em dezembro deste ano.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *