Em nova estimativa, IBGE prevê redução de 6,2% na safra de cereais de 2018

Em uma nova estimativa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que a safra de cereais que será produzida pelo país neste ano poderá ser menor que a produzida em 2017. De acordo com o IBGE, neste ano é esperado uma safra de 225,8 milhões de toneladas, o que é 6,2% menor do que foi produzido no ano passado, quando o setor obteve um total de 240,6 milhões de toneladas de cereais. Esta é a oitava estimativa lançada pelo instituto em 2018 para melhor conhecimento sobre a economia do país.

As notícias divulgadas pelo IBGE destacaram ainda que o total de área a ser colhida para esta safra foi calculada em um total de 61 milhões de hectares. Em comparação com o ano passado, esse total indica uma redução significativa de 159,8 mil hectares. Já a última em comparação com a última estimativa lançada pelo IBGE, a produção esperada para 2018 teve uma redução de 0,4%, o que significa um total de 1 milhão de toneladas.

Essa redução na estimativa ocorreu principalmente por causa da segunda safra de milho, que também teve sua projeção reduzida em um total de 1,8 milhão de toneladas, ou seja, 3,2% de redução em comparação com a estimativa anterior. De acordo com o órgão, o plantio da segunda safra de milho deste ano ocorreu com atraso na maioria dos estados do país em decorrência da colheita tardia, além da incidência de fortes chuvas que dificultou o trânsito de máquinas agrícolas durante esse período.

A segunda safra de milho corresponde a um total de 68% da produção nacional de cereais, o que é mais da metade dos cereais produzidos durante o período. Em comparação com o ano passado, essa participação da safra de milho no total de cereais produzidos no país recuou 19,6%. Já em relação a produção total do milho, a estimativa mostra um recuo de 18,6% em comparação com 2017. No entanto, é importante considerar que no ano passado a safra de milho atingiu o recorde de 81 milhões de toneladas. Por isso, era esperado que a segunda safra de milho deste ano fosse menor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *