Pesquisa comprova a relevância do turismo gastrônomico mundo afora

São vários os fatores que podem contribuir diretamente na escolha de um destino para viajar, como as paisagens naturais, a cultura local, as notícias divulgadas sobre um determinado lugar ou ainda estilo de vida de uma cidade. Porém, para uma grande parcela dos brasileiros, a gastronomia tem se destacado como o fator mais importante.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Booking, uma das maiores agência online de viagens do mundo, sete a cada dez brasileiros estão decidindo para qual destino de férias viajar em função da comidas e bebidas do local. Para chegar a essa e outras conclusões, a pesquisa fez uma análise com cerca de cinquenta mil turistas de diversos países.

Além disso, esse levantamento demonstrou que os viajantes de outros países também apresentam um comportamento semelhante. No México, por exemplo, 84% das pessoas afirmaram que priorizam as opções gastronômicas ao escolher para onde viajar, enquanto na Colômbia, o índice foi de 82%.

Entre os países latinos, a Argentina foi o único local a apresentar índices inferiores a 50%. Segundo a pesquisa, 49% dos viajantes argentinos disseram que priorizam a gastronomia ao tomar essa decisão. Por outro lado, o país estudado que demonstrou a menor influência nesse sentido foi a Suécia, onde somente 30% dos viajantes afirmaram que se importam com esse quesito.

 Turismo gastronômico: uma tendência em ascensão

Quando questionados se desejam realizar uma viagem ainda esse ano com o foco 100% no turismo gastronômico, 40% dos viajantes do Brasil responderam que sim, o que coloca o país a frente da média global, a qual foi de cerca de 34%.

Esses dados demonstram que o turismo gastronômico está ganhando força mundo afora e se tornando uma das modalidades de turismo mais relevantes da atualidade, uma boa notícia para aqueles que trabalham de forma direta ou indireta na indústria alimentícia.

Por fim, a pesquisa também realizou uma breve análise sobre a disposição dos viajantes do Brasil em provar iguarias realmente típicas e tradicionais dos destinos de suas viagens. O resultado foi de que 45% desses turistas com foco no turismo gastronômico possuem interesse de degustar pratos específicos da região que visitam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *