O que é negócio social?

O negócio social é um negócio que visa abordar uma causa social. O investimento na economia feito pelos investidores é inteiramente com a visão de contribuir para o bem-estar social e não para o lucro total. O investidor pode, no entanto, recuperar seu dinheiro após um certo tempo e cobrir todos os custos operacionais da organização.

Embora os negócios sociais possam ser realizados em qualquer área, mas setores como serviços de saúde, habitação, nutrição, educação, serviços financeiros para os pobres e para os que estão em dificuldades continuam sendo a prioridade. Ao contrário das organizações com fins lucrativos, o sucesso no campo dos negócios sociais é governado pela quantidade de impacto que é capaz de criar ou pela mudança positiva que ele foi capaz de trazer ao esquema existente.

Como mencionado anteriormente, o lucro fica em segundo plano, mas as organizações em negócios sociais não são necessariamente proibidas de obter lucros . A sustentabilidade, afinal, tanto da organização quanto do investidor, é importante e o lucro torna isso possível. Há essencialmente, mas um limite na quantidade de lucros que a organização pode fazer e os lucros devem ser utilizados novamente nos negócios. Geralmente, as empresas sociais não podem obter lucros além do investimento real.

Na verdade, nos negócios sociais, a linha entre lucratividade e contribuição social é muito difícil de manter, e muitas vezes acontece que as empresas sociais se tornam organizações lucrativas depois de alguns anos de operação. Por isso, exige a renúncia dos modos de pensar corporativos, porque o que pode começar como uma toupeira pode acabar se tornando uma montanha, 5 – 6 anos depois.

O termo negócio social é freqüentemente confundido com empreendimento social. Ambos são semelhantes em muitos aspectos, mas distintos em outros . Na verdade, os negócios sociais podem ser chamados como um componente do empreendimento social ou uma das maneiras pelas quais uma empresa social se expressa. Além disso, uma empresa social pode receber fundos de pessoas, através de doações ou do governo, um negócio social não pode.

O conceito de negócios sociais foi dado por Muhammad Yunus, que apresentou essencialmente como um modelo alternativo ao capitalismo. O objetivo era superar as deficiências e fracassos do capitalismo, que se concentra apenas no lucro e ignora ou falha em abordar outros lados do negócio. Ele criou um novo sistema onde a lucratividade e os negócios sociais existem simultaneamente. Além disso, os negócios sociais não são impedidos de obter lucros. Eles, no entanto, não têm permissão para receber dividendos e reinvestir o dinheiro ganho como lucro no negócio para escalar as operações e dar o máximo benefício ao máximo de pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *