Gestão vs. Liderança

Habilidades de gestão e liderança são muitas vezes consideradas como uma e a mesma para muitas empresas. Embora os dois compartilhem inerentemente muitas características semelhantes, eles diferem porque nem todos os gerentes são líderes, mas todos os líderes são gerentes. São qualidades complementares inexoravelmente ligadas entre si, e qualquer tentativa de extração de uma da outra é impossível. Enquanto o gerente existe para planejar, organizar e coordenar, um líder serve para inspirar e motivar. Militarmente falando, um gerente é o general do campo de batalha, enquanto o líder é o comandante-chefe.

Estabelecer um ambiente criativo exige mais do que apenas liberar seus funcionários e dar-lhes liberdade total na esperança de que eles encontrem algo valioso. Como em qualquer outro sistema, o processo de criatividade exige que a estrutura adequada funcione de maneira eficaz, o que também permite que a administração avalie a lucratividade dos resultados.

Abordagens populares para promover a inovação através da criatividade incluem:

Crie um ambiente estimulante. Escritórios que incluem objetos estimulantes, como periódicos, arte, jogos e outros itens – alguns dos quais podem nem estar diretamente relacionados ao seu negócio – servem como fontes de inspiração. Além disso, estruturar a área de trabalho removendo as barreiras físicas entre as pessoas melhorará a comunicação e promoverá a interação criativa.

Recompense os esforços através do reforço psicológico positivo. Incentive seus funcionários a assumir riscos, recompensando-os por ideias criativas e não penalizando-os quando eles falharem. Ao fazê-lo, você permitirá que as pessoas participem mais prontamente de tarefas que ampliam seu potencial (e o da sua organização), discutindo antecipadamente quaisquer riscos previsíveis e criando o plano de contingência necessário. Incentive os funcionários de todos os níveis a contribuírem com sugestões para melhorar as operações comerciais atuais.

Promover diferentes pontos de vista e negócios através de perspectivas externas. A inovação pode surgir a partir de uma revisão de como seus clientes visualizam e usam seus produtos e serviços. Solicitar suas opiniões pode fornecer informações valiosas sobre áreas potenciais para melhoria, bem como áreas em que você está obtendo sucesso (conhecimento essencial para se posicionar contra concorrentes). Outras perspectivas podem incluir: fornecedores, palestrantes de outras indústrias ou consumidores que usam produtos ou serviços de um concorrente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *