Comércio eletrônico: recursos e desenvolvimento

E-commerce, e-commerce, online e e-commerce: todos esses termos significam a compra e venda de bens ou serviços usando tecnologias de informação eletrônica. A Internet é a tecnologia principal. Mas outras formas de transmissão de notícias e processamento de dados digitais – como as bases de dados de clientes, eletrônicas ou de contabilidade – são usadas pelas empresas. O que exatamente é o comércio eletrônico, quais são suas vantagens e desvantagens e quais são as tendências atuais no comércio on-line?

Além das transações de compra, o comércio eletrônico inclui todos os processos que iniciam e executam uma compra. Uma loja on-line funciona como uma plataforma central de vendas, e os compradores em potencial não apenas navegam na faixa, mas também fazem o pedido e pagam por meio de um sistema digital. Um sistema eletrônico de gerenciamento de mercadorias registra o produto vendido e atualiza o estoque. Um chip RFID rastreia a rota de envio. Por sua vez, os sistemas de CRM permitem que você fique em contato com o cliente.

O comércio eletrônico, em uma definição mais restrita, forma, assim, uma subárea do comércio eletrônico. Isso inclui todos os processos de negócios automatizados que usam tecnologias de informação e comunicação eletrônicas. O objetivo de usar processos de negócios amplamente automatizados é tornar o trabalho mais eficiente e aumentar as vendas.

As tecnologias digitais formam a base do comércio eletrônico. Fornecedores e clientes trocam dados no contexto do comércio eletrônico via meios digitais. Assim, tecnologias muito diferentes podem estar envolvidas: O espectro varia de tecnologia sem fio simples (por exemplo, Bluetooth) a sistemas baseados em inteligência artificial (AI) altamente complexos. Além de tecnologias de comunicação como Internet e telefonia, bancos de dados eletrônicos e software de processamento de texto também são usados, mídia social ou televisão são usados ​​como canal de publicidade, transações de pagamento são processadas via banco online e chatbots assumem o atendimento ao cliente. Isso cria uma infraestrutura digital ramificada de redes sem fio ou com fio. O denominador comum é o fato de que as distâncias espaciais são superadas, às vezes isso substitui completamente o contato físico. O comércio eletrônico elimina a necessidade de os consumidores irem a um negócio parado ou consultarem pessoalmente.

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